Publicações

O protagonismo da enfermagem no combate do covid-19

O protagonismo da enfermagem no combate do covid-19, foi essencial durante a pandemia no âmbito da assistência e gestão do ensino em saúde

O protagonismo da enfermagem no combate do covid-19, foi essencial durante a pandemia no âmbito da assistência e gestão do ensino em saúde

Algumas pandemias podem desencadear graves problemas de saúde pública e levar os países afetados a crises políticas e socioeconômicas desastrosas. O novo Coronavírus se tornou uma grande ameaça para a saúde pública mundial. O surto deste vírus começou no mercado de frutos do mar de Huanan, situado na cidade Wuhan na China em dezembro de 2019. Rapidamente em alguns meses virou uma emergência de saúde mundial, afetando todos os continentes exceto a Antártica. Sendo categorizada pela organização mundial de saúde (OMS) como uma pandemia mundial.

Os profissionais de enfermagem não ficaram fora dessa situação crítica, pois foram afetados diretamente no aumento dos números de casos, gerando para a categoria da enfermagem problemas como: jornada de trabalho exaustiva, falta de equipamento de proteção individual (EPI) e leitos, profissionais de enfermagem escassos, déficit na verba e treinamento para lidar com o novo Coronavírus.

O ano de 2020 foi dedicado para enfermagem, pois nele é celebrado o 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale. Assim sendo, a sociedade passou enxergar a essencialidade da enfermagem, aumentando sua valorização perante ela. Reconhece-se que a enfermagem está superando diversos desafios diariamente, dentre eles, ter que deixar seus lares para combater um novo vírus ainda desconhecido, enfrentando o medo de se tornar um número nas estatísticas de casos infectados e mortes, passando horas exaustivas de plantão, com suas faces marcadas pelo uso intenso de máscaras e muitos inclusive, tendo que dormir em hotéis, para evitar o contato com seus familiares devido ao risco de contaminação.

Um dado triste é que mais de 30 mil profissionais de enfermagem foram contaminados e 226 vieram a óbito pela covid-19. O mundo também foi cenário de diversas homenagens, aplausos nas ruas e palavras de agradecimento pela dedicação e os cuidados prestados desses profissionais, contudo, a sociedade seja ela como paciente ou expectador pode perceber e reconhecer, como a Enfermagem é fundamental.

A pandemia do covid-19 traz mudanças significativas para a enfermagem, devido à sobrecarga de trabalho, aos altos índices de transmissão do vírus e a falta de EPI e treinamento. Esta experiência vem sendo vivenciada tanto na rede pública quanto privada ao nível mundial. Os obstáculos que foram enfrentados pela enfermagem durante a pandemia do covid-19 podem ser categorizados em limites, insuficiências e carências. Os profissionais da enfermagem se depararam constantemente com a falta de equipamentos de proteção individual (EPI), insumos básicos, leitos de UTI e estresse ocasionado pelo esgotamento físico e mental, além do medo da contaminação.

Entretanto, mesmo neste momento difícil a enfermagem rapidamente sofreu uma metamorfose e revelou a sua extrema importância no combate do covid-19 mostrando grande protagonismo, além de criar ações e estratégias básicas de controle de infecção como:

  • Treinamento sobre utilização de equipamentos de proteção individual, ensinando o profissional de
  • saúde realizar a sequência de paramentação e desparamentação;
  • Reforçando e salientando a importância das higienes das mãos com solução antisséptica;
  • Ensinando a etiqueta respiratória para a equipe multiprofissional e pacientes;
  • Elaborou a criação de planos para a hotelaria hospitalar, por meio de treinamento da equipe
  • multiprofissional como; descontaminação de equipamento clínico, recolhimento de roupas e resíduos
  • hospitalares.

Após a criação de diversas estratégias, o principal papel desempenhado pela enfermagem na pandemia por covid-19 foi o controle e prevenção de infecção, dentre das quais destaca-se a higienização das mãos e cuidados com apresentação pessoal como; Barba feita ou aparada, unhas limpas e curtas, sapatos que apresentem a sola de borracha para evitar quedas e ruídos. Para iniciar a jornada de trabalho o profissional de saúde deve realizar os preparativos iniciais; retirando adornos (alianças, correntes, anéis, relógios e brincos etc.), remover utensílios pessoais e utilização de EPI de forma correta.

Ainda teve destaque no acolhimento com enfoque educativo para a população, sanando dúvidas e reforçando as orientações individuais de saúde, por meio de campanhas educativas em mídias sociais visando conscientizar a população sobre os protocolos de prevenção do covid-19, sintomas, grupos de risco e aspectos básicos de coletas de exames para Coronavírus.

Para auxiliar na prevenção da contaminação por covid-19 o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) junto com o ministério saúde, desenvolveram um grande número de aplicativos sobre o covid-19, que teve bastante engajamento de governos estaduais e federais no combate da pandemia, disponibilizando conteúdo educativo para a população, além de ações preventivas, levantamento de dados e otimização do tempo nas atividades assistenciais.

A enfermagem militar brasileira teve grande importância na Operação Regresso ao Brasil em uma Evacuação Aeromédica (EVAM). A missão EVAM foi realizada para repatriar brasileiros que estavam localizados em WUHAM no epicentro da pandemia de Corona vírus, também teve grande importância no treinamento e atendimento com segurança e qualidade dos pacientes que foram repatriados. Além de se desempenhar

de forma extenuante e inédita na história da enfermagem no transporte aeromédico.

Em meio a guerra contra o novo Coronavírus, os profissionais não mediram esforços para orientar a população sobre os cuidados na prevenção do covid-19, assumindo assim, um grande papel no combate a essa doença. Neste momento a enfermagem deve mostrar seu empoderamento, pois suas ações de proteção da saúde da população estão salvando vidas diariamente. O combate a desinformação também é uma luta constante da Enfermagem, que não pode baixar a guarda contra a propagação de informações incorretas e fake news, já que isso pode levar a perda de vidas.

Sabendo disso, cabe a enfermagem mostrar o conhecimento sobre as medidas de prevenção e segurança para assegurar o atendimento digno, mesmo em frente a um grande desafio que foi proporcionado pela epidemia do covid-19. Destacou-se ainda, que os profissionais da enfermagem com todos os desafios como: jornada de trabalho exaustiva, estresse, insegurança e medo, ficam realizados e felizes quando o paciente consegue sair recuperado.

O principal protagonismo da enfermagem foi realizar o processo de humanização em um ambiente completamente hostil, cercado de medo e insegurança, trazendo discussões significativas para o conhecimento dos valores éticos e morais na atuação da Enfermagem diante deste cenário atual desafiador. Além da humanização, percebe-se que a enfermagem teve papel fundamental no combate do novo covid-19, realizando diversas campanhas de educativas e criação de aplicativos, se apresentando também como força expressiva e completamente necessária no enfrentamento do novo covid-19.

Texto adaptado de meu artigo original: Cesário, J. M. S., Flauzino, V. H. P., Hernandes, L. O., Gomes, D. M., & Vitorino, P. G. S. (2020). O protagonismo da enfermagem no combate do COVID-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 25(11), 149-168. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/protagonismo-da-enfermagem.

Gostou do conteúdo? Compartilha aí

Publicações recentes

Descubra a enfermagem holística, uma abordagem inovadora que transcende a visão biomédica e promove a saúde e o bem-estar do paciente de forma integral. Conheça os princípios, benefícios, técnicas e aplicações dessa filosofia de cuidado.

Segredos da enfermagem holística

Descubra os segredos da enfermagem holística: explore princípios, benefícios, técnicas e aplicações dessa filosofia de cuidado e bem-estar.