As dificuldades da educação digital na covid 19 foi a desigualdade, pois uma pequena parcela da população possui internet.
A pandemia causada pelo coronavírus foi responsável por modificar não só a vida social das pessoas, como também o modelo de ensino. O Ensino à Distância (EaD) já existia como modelo alternativo cuja principal característica é o acesso ao ensino à distância. Com a pandemia, as atividades educacionais foram readaptadas para o ensino remoto emergencial, inicialmente sem um planejamento definido. Com o avanço da pandemia, fez-se necessário adaptar sistema de ensino utilizado atualmente para que todos os alunos continuassem o processo de aprendizagem.
O conceito de educação a distância é muito simples, professores e alunos mediam o conhecimento por meio de interações síncronas e/ou assíncronas em diferentes espaços e tempos, independentemente do uso de artefatos digitais. O termo distantes explica sua principal característica: a separação física entre professores e alunos no espaço, mas não exclui o contato entre alunos ou a utilização de meios técnicos para fazer contato direto entre alunos e professores. O método de ensino por EAD ocorre com a mediação didáticopedagógica para o processo de ensino e aprendizagem, por meio da utilização da TDICs (Tecnologias digitais de informação e comunicação), na qual utiliza-se professores qualificados e treinados para realizar o acompanhamento e avaliação dos alunos, além de desenvolver atividades educativas e colaborativas para promover a educação em diversos lugares diferentes.
Mudanças
Devido as grandes mudanças que o covid-19 trouxe ao mundo, a educação foi um dos setores mais afetados. A necessidade de reunir em salas de aulas e o contato físico, o qual é, muitas vezes, inevitável, tornaram as salas principais pontos de disseminação do covid-19. Por conta disso, foram adotadas diferentes medidas de ensino, para que o aluno não fosse prejudicado e privado de ter acesso a aprendizagem, como forma de uma educação emergencial que possibilite a continuidade da educação. Sendo assim, a tecnologia digital se tornou um dos principais meios para manter o processo educacional. Surgiu então a educação remota, que tem o objetivo de oferecer as aulas em formatos presenciais, como se o aluno e o professor estivessem em sala de aula, porém é em formato de live e foi desenvolvida exclusivamente por conta da crise.
Ensino Remoto Emergencial
O Ensino Remoto Emergencial (ERE) teve que ser instituído em virtude da pandemia causada pelo coronavírus e a obrigatoriedade do distanciamento social para evitar o contágio. Vale lembrar que esse conceito está relacionado diretamente à situação vivenciada pelo mundo atualmente, imposta pela pandemia. Para atender as necessidades educacionais dos alunos, por meio da utilização da educação digital é um grande desafio pois a maioria dos professores não está familiarizado com este tipo de ensino. É necessário que cada contexto seja analisado cuidadosamente, para que nenhum profissional ou aluno seja excluído do processo. Isso inclui a logística (equipamentos e rede de internet) bem como o treinamento de profissionais para que as ferramentas sejam utilizadas de forma correta e proveitosa. Outro desafio merece destaque frente à pandemia: como manter os alunos motivados e garantir que eles participem das aulas e usem regularmente as ferramentas.
EAD – Educação (ou Ensino) à Distância
O EAD contribui para os alunos serem atores e atrizes, mas também protagonistas de enredos online e ao vivo, com o objetivo de mediar, intervir, informar, divulgar e dialogar sobre diversos temas que constituem temas coletivos ou individuais e seus interesses, para aumentar o campo da aprendizagem. A decisão mais inteligente, especialmente em tempos de pandemia, é utilizar todas as ferramentas digitais como facilitadora do conhecimento e processo de aprendizagem.
As plataformas de EAD desenvolveram diversas atividades para auxiliar o processo de educação de vários discentes, para superar as dificuldades da educação, na qual enfatizavam a filosofia de aprendizagem para proporcionar aos alunos oportunidades de interagir, desenvolver projetos, reconhecer e respeitar os diferentes saberes, culturas e acumular bastante conhecimento.
O EAD foi uma das principais tecnologias nos tempos de pandemia que desenvolveu a cooperação entre alunos e professores para quebrar a barreira do distanciamento social, na qual aproximou novamente docente e discentes nos ambientes virtuais, com a única finalidade que é o desenvolvimento do ensino e aprendizagem no Brasil.
Em virtude do atual cenário mundial, faz-se necessário que a escola transforme o campo da educação em um importante e estimulante espaço de aprendizagem para que os alunos se tornem autônomos na construção do conhecimento. O ensino à distância é uma valiosa ferramenta que possibilita isso aos alunos de todo o mundo. Nas escolas, persistem alguns problemas entre as salas de aula presenciais e as medidas pedagógicas relacionadas com as competências profissionais dos professores. No entanto, as escolas precisam se adaptar a essas inovações de forma a fornecer aos professores novas estratégias de ensino usando as plataformas digitais.
Desigualdade
A educação a distância mostra a desigualdade que existe no país, que foi um das as dificuldades da educação digital. Em contrapartida, embora uma parcela da população tenha internet, smartphones, computadores e uma sala de aula silenciosa, o restante do Brasil não consegue comer nem três refeições por dia. Com o isolamento da sociedade, essa situação fica mais evidente. Portanto, para enfrentar os desafios do retorno à sala de aula, uma importante política pública visa atuar por meio da integração multiprofissional para acolher esses alunos, com vistas ao bem-estar físico e mental, psicológico e acadêmico. Os professores também enfrentam o desafio de estarem devidamente capacitados para implementar essa nova modalidade de ensino.
Os professores devem estar capacitados, treinados e preparados para lecionar no ambiente digital, pois o EAD é muito vantajoso para os docentes e discentes, pois aumenta o acesso a informação, além de fornecer um ambiente com bastante interação entre aluno e professor. O EAD durante a pandemia foi uma grande aliada para escolas e universidades que tiveram que interromper a modalidade de aula presencial e mudarem drasticamente para o ensino digital.
O EAD teve grande evolução durante a pandemia, as plataformas digitais estão dinâmicas e aproximam o aluno do professor, além de fornecer grande quantidade de material didático discente as plataformas conseguem suportar uma maior quantidade de acessos sem apresentar nenhum problema técnico. Nos dias de hoje com a evolução da educação digital docente consegue realizar diversas atividades interativas na qual auxilia o processo de desenvolvimento educacional
As plataformas como Google sala de aula/Classroom, Ensine on-line, Zoom e Moodle, evoluíram e estão dando suporte para escolas e faculdades superarem este momento difícil no qual q educação do brasileira está passando, por meio de um ambiente interativo gratuito, no qual toda a equipe de professores e alunos tem acesso a informações e conteúdo interativos como podcasts, vídeo aulas e lives. Neste momento o EAD é essencial para as instituições de ensino neste momento difícil que o Brasil está passando.
Texto adaptado de meu artigo original:
Flauzino, V. H. P., Vitorino, P. G. S., Hernandes, L. O., Gomes, D. M. & Cesário, J. M. S. (2021). As dificuldades da educação digital durante a pandemia de covid-19. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 3(11), 05-32. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/educacao-digital.



