Metodologia da problematização possui o objetivo de formar discentes mais capacitados e com pensamento crítico da realidade e dos problemas.
É possível observar que o sistema educacional, principalmente relacionado à Enfermagem, passou por grandes transformações, com o objetivo de buscar uma melhoria e/ou aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem. Entretanto, mais do que resolver, a ideia de mudança implica numa questão desafiadora, a necessidade de inovações educacionais, ajustes curriculares e inovações pragmáticas, para poder acompanhar as modificações que ascendem no mundo contemporâneo.
Com o instituto de compreender a situação-problema do paciente, o trabalho da enfermagem também busca estimular a consciência crítica, tanto do profissional quanto de estudantes. Com isso, ao basear-se na melhoria assistencial de enfermagem, a aplicabilidade de diferentes métodos de ensino-aprendizagem na vivência da prática hospitalar, têm o poder de formar profissionais que estarão preparados e familiarizados com problemas reais e, faz desses profissionais, diferenciais para um mercado tão exigente.
As metodologias ativas surgiram com o processo de transformação da educação, enquanto ferramentas de ensino modificam a educação tradicional, que é voltada para um aprendizado linear e limitado, para um aprendizado mais crítico e reflexivo, o que torna o discente provedor de sua própria aprendizagem. Dentre as propostas de metodologias ativas, algumas escolas têm trabalhado em seu currículo com a Aprendizagem baseada em Problemas (ABP) e a Metodologia da Problematização. Propostas distintas que trabalham de forma equalitária com problemas relacionados ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
A proposta problematizadora surge com o objetivo de formar discentes cada vez mais capacitados e com pensamento crítico da realidade e dos problemas. A transformação da realidade é objetivo principal desse método, através da observação e da elaboração de estratégias para a intervenção na realidade. Cada tipo de grupo vai definir um tipo de atuação possível e um grau diferente de intervenção na realidade. Portanto, a realidade observada irá nortear quais os tipos de transformações ali necessárias.
A problematização possibilita que o professor seja um facilitador para o discente estar sempre ativo, ao elaborar propostas, expor seus questionamentos e ideias, através da observação do seu dia a dia, ou seja, da realidade vivida pelo discente e, que através de sua observação, ele seja motivado a perceber e identificar os problemas, para, assim, buscar estratégias de resolução deles.
A utilização da metodologia da problematização no ensino aos discentes de enfermagem tem o papel de incentivar o
discente a desenvolver sua própria opinião com um pensar crítico. A problematização proporciona ao futuro enfermeiro a capacidade de buscar extrair problemas encontrados em sua realidade, visa à resolução desse problema e consequentemente a transformação social, profissional e pessoal. Assim, a utilização do método da problematização no ensino de discentes da enfermagem fundamental mobiliza esses discentes a encontrarem problemas inseridos na realidade da disciplina, e expõe assim as verdadeiras necessidades de transformação, pois induz não só esse discente ao pensamento crítico como também faz dele o protagonista da sua própria mudança e colaborador do conhecimento desses problemas e, o leva a buscar métodos de resolução.
Contribuição da problematização
A problematização poderá contribuir de forma eficaz com a mudança do “modelo biomédico dominante para um modelo holístico”, pois proporciona uma visão sistemática e reflexiva do cuidado. É um método que pode ajudar a transpor o modelo hospitalocêntrico, que fragmenta o cuidado com o indivíduo, para outra forma de pensar e agir, que proporciona uma ruptura com o pensamento tradicional e direciona para uma postura de inserção no contexto social em que as pessoas vivem e se relacionam, além de buscar a produção de novos conhecimentos para modificar a realidade.
A metodologia da problematização possibilita compreender melhor as competências do enfermeiro e foi possível observar a sua aplicação na disciplina de Fundamentos de Enfermagem II em uma turma de discentes de enfermagem. Foi possível observar que essa metodologia serve como uma ferramenta significativa que possibilita ampliar o conteúdo e elaborar questões ligadas à prática e ao ensino profissional. Nota-se que, desde o início da pesquisa qualitativa, realizada em 2014, os mesmos desafios na aplicação dessa metodologia emergem de outras pesquisas da atualidade, tais como resistência dos professores, falta de preparo docente, ausência de interesse dos discentes e infraestrutura inadequada da instituição de ensino superior. O que evidencia a necessidade de continuação da aplicação e remodelação das metodologias do ensino superior.
Os trabalhos mais atuais sobre o tema ressaltam a importância da desconstrução do tradicional diante das inovações na forma de ensinar e enfatizam, na sua essência, que isso deve ser a força motriz para a mudança do processo de ensino-aprendizagem. Cabe ressaltar que são necessários novos estudos sobre a temática, principalmente em relação às dificuldades acerca do aprimoramento da didática dos docentes a partir da incorporação de novas metodologias. Uma maior ênfase em estratégias de ensino que envolvam ativamente o discente são temas cada vez mais urgentes em uma sociedade cada vez mais interconectada e dependente das tecnologias, um fato evidenciado após a pandemia do covid-19. No que se refere especificamente a respeito da estrutura curricular do curso de enfermagem, foi possível constatar que existe uma necessidade de aprimorar as metodologias, de forma que envolvam a formação do discente para a prática assistencial e que ensinem o futuro profissional a consumir e produzir ciência.
Desafios
São grandes os desafios no ensino da enfermagem e os próximos anos exigirão cada vez mais a utilização de novas metodologias, adaptadas às transformações de um mundo moderno e cada vez mais conectado. Portanto, a elaboração de estudos que mantenham os docentes a par da necessidade da implantação de métodos de ensino inovadores é fundamental e viabiliza o aprimoramento do cuidado, forma profissionais mais capacitados, contribui para o desenvolvimento da ciência da enfermagem e permite novas experiências.
Texto adaptado de meu artigo original:
Gomes, D. M., Flauzino, V. H. P., Vitorino, P. G. S., Hernandes, L. O., Queluci, G. C., & Cesário, J. M. S. (2021). Metodologia da problematização – Aplicabilidades no ensino de enfermagem fundamental. Research, Society and Development, 10(6), e34510615378. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15378.



